Tecidos de Fibra de Vidro Bidirecionais – Tecidos para compositos

Os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® são facilmente reconhecidos devido a sua padronagem. A trama (fios dispostos no sentido transversal), e o urdume (fios dispostos no sentido longitudinal), são entrelaçados um sobre o outro formando padronagens diferenciadas de acordo com o desenho aplicado formando um ângulo de O° e 90°.

Fabricados com vidro tipo E, os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® proporcionam maior resistência à delaminação, à flexão e à tração do laminado. Os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® tem suas laterais costuradas e aparadas para evitar a perda de fios ou desfiamento. Suas fibras entrelaçadas proporcionam um produto final de alta resistência mecânica, redução do peso e espessura do laminado com maior teor de vidro e menor teor de resina.

Vantagens na hora da laminação

Por ser um tecido estruturado, com costuras nas laterais, bordas aparadas e amarradas com fios de poliéster ou fios de fibra de vidro muito finos, facilita o corte e diminui o desfiamento e desperdício, aumentando a produtividade da mesa de corte de tecidos.

A combinação de tecidos com cortes em ângulos de resistência variados e gramaturas diversas proporciona alta resistência ao laminado, aumenta a produtividade e torna a laminação mais fácil, reduzindo o tempo de produção.

Tabela de variação da espessura dos laminados de fibra de vidro tecido/manta (mm)

Esta tabela demonstra a variação da relação resina/fibra de vidro nos laminados e as espessuras resultantes, para as mesmas gramaturas, utilizando-se resina de mesma densidade. Devem ser consideradas as características da manta e do tecido utilizados em relação à capacidade de absorção de resina, haja visto que cada material reage de maneira diferente devido à sua própria constituição.

Fichas Técnicas

Solicitar Orçamento

    plugins premium WordPress