Os tecidos de fibra de vidro Fibertex® são estruturados nas formas unidirecionais, bidirecionais e multiaxiais com diferentes padronagens (desenhos), diversas gramaturas e larguras permitindo grande flexibildade de aplicação conciliando leveza, resistência à deterioração química, estabilidade dimensional, propriedades dielétricas e resistência à umidade.

O peso em gramas encontrado em 1m² de tecido é conhecido como “gramatura”. A Fibertex® produz tecidos cujas gramaturas variam de 50g/m² a 1.500g/m² e larguras entre 100mm a 3.000mm, sendo que as mais comuns são de 1.300mm e 1.400 mm.

Padronagem

A padronagem ou desenho dos tecidos de fibra de vidro é a forma como os fios estão dispostos e entrelaçados no tecido. Os desenhos mais comuns são: tela, sarja, cetim, raso turco, giro inglês, sarja 8hs, sendo estes unidirecional, bidirecional, biaxial, triaxial e quadriaxial.

As camadas dos tecidos de fibra de vidro sobrepostas proporcionam um produto final sem ondulações. A redução do peso do laminado pode chegar até 25% reduzindo fibra e resina, produzindo um laminado com maior teor de vidro e menor teor de resina.


Os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® são facilmente reconhecidos devido a sua padronagem. A trama (fios dispostos no sentido transversal), e o urdume (fios dispostos no sentido longitudinal), são entrelaçados um sobre o outro formando padronagens diferenciadas de acordo com o desenho aplicado formando um ângulo de O° e 90°.

Fabricados com vidro tipo E, os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® proporcionam maior resistência à delaminação, à flexão e à tração do laminado. Os tecidos de fibra de vidro bidirecionais Fibertex® tem suas laterais costuradas e aparadas para evitar a perda de fios ou desfiamento. Suas fibras entrelaçadas proporcionam um produto final de alta resistência mecânica, redução do peso e espessura do laminado com maior teor de vidro e menor teor de resina.

Vantagens na hora da laminação

Por ser um tecido estruturado, com costuras nas laterais, bordas aparadas e amarradas com fios de poliéster ou fios de fibra de vidro muito finos, facilita o corte e diminui o desfiamento e desperdício, aumentando a produtividade da mesa de corte de tecidos.

A combinação de tecidos com cortes em ângulos de resistência variados e gramaturas diversas proporciona alta resistência ao laminado, aumenta a produtividade e torna a laminação mais fácil, reduzindo o tempo de produção.

Tabela de variação da espessura dos laminados de fibra de vidro tecido/manta (mm)

Esta tabela demonstra a variação da relação resina/fibra de vidro nos laminados e as espessuras resultantes, para as mesmas gramaturas, utilizando-se resina de mesma densidade. Devem ser consideradas as características da manta e do tecido utilizados em relação à capacidade de absorção de resina, haja visto que cada material reage de maneira diferente devido à sua própria constituição.


Os tecidos de fibra de vidro unidirecionais Fibertex® com suas fibra depositado em um único sentido (longitudinal 90°), (transversal 0°) são largamente utilizados na fabricação de postes, mastro de velas, perfis pultrudados etc., proporcionando alta resistência no sentido requerido.

Aplicações Típicas

– Reforço Plástico
– Produtos esportivos
– Produtos Náuticos
– Reforço estrutural

Os rolos de tecidos de fibra de vidro unidirecionais são enrolados em núcleo de papelão (Tubetes) seguindo o critério de dimensão conforme abaixo e depois envolvidos em um filme plástico para posterior embalagem e identificação. As larguras dos tecidos podem ser produzidas entre 100 e 1.800 mm, sendo que as larguras mais comuns são de 1.300mm e 1.400mm.

Os tecidos de fibra de vidro unidirecionais devem ser transportados com amarração adequada e devidamente protegidos contra intempéries para evitar danos. Armazenar em local seco e bem ventilado, sobre pallets de madeira.

Esta tabela demonstra a variação da relação resina/fibra de vidro nos laminados e as espessuras resultantes, para as mesmas gramaturas, utilizando-se resina de mesma densidade. Devem ser consideradas as características da manta e do tecido utilizados em relação à capacidade de absorção de resina, haja visto que cada material reage de maneira diferente devido à sua própria constituição.

Solicitar Orçamento